sexta-feira, 11 de março de 2011

Compactando Arquivos

Palavras-chave: Compactar arquivos,, WinRAR, Winzip, Filzip.

A ideia na compactação de arquivos é diminuir o tamanho dos mesmos para enviá-los por e-mail, gravar em pen-drives ou simplesmente ocupar menos espaço no HD.

Como sugestão podemos citar o WinRAR, o Winzip e o Filzip.

Todos os softwares conseguem ler diversas extensões e são compatíveis entre sí. As extensões que serão suportadas podem ser selecionadas durante a instalação.

O Winzip não é um software gratuito. Já o WinRAR possui uma versão gratuita, mas sempre que é executado aparece uma janela pedindo para comprar uma licença (basta clicar em fechar e utilizar normalmente). O Filzip é gratuito e assemelha-se ao Winzip.

Neste post utilizaremos o WinRAR.

Para efetuar a compactação selecione um ou mais arquivos, clique com o botão direito do mouse sobre eles e depois em "Adicionar para o arquivo...", Figura 1.

Fig. 1 - Compactando arquivos.

Perceba que há quatro opções de compactação. A segunda opção pula o passo sugerido acima e cria um arquivo com os dois itens selecionados com o nome "fig2.rar" (para este exemplo). As demais opções dispensam maiores comentários.

Como podemos ver na Figura 2, o software é bem intuitivo e diveros ajustes estão a disposição. Vale a pena dar uma boa olhada nas opções para configurá-lo de modo a atender de forma satisfatória suas necessidades.

Fig. 2 - Configurando o software.

Para descompactar os arquivos basta clicar com o botão direito do mouse, Figura 3, e escolher a forma como quer extrair os arquivos. Ou clique duas vezes sobre o arquivo compactado, escolha um ou mais itens e depois em "Extrair para", Figura 4.

Fig. 3 - Extraindo arquivos.

Fig. 4 - Extraindo arquivo selecionado.

A compactação e a descompactação com os outros softwares é feita da mesma maneira.

Materiais/Links relacionados

WinRAR - http://www.win-rar.com/website/index.php?L=0

Winzip - http://www.winzip.com/index.htm

Filzip - http://www.filzip.com/
-

Nenhum comentário: