segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Atualizando a BIOS do Notebook STI AS1560G

-
Recomendações iniciais: Feche todos os programas, deixe a bateria carregada e o notebook ligado com o adaptador AC.  Faltas de energia ou softwares travando podem causar danos irreversíveis a placa mãe.

Faça o download da nova BIOS 1.1P e do software CPU-Z (links abaixo).

A BIOS desatualizada que acompanha o notebook é a versão 1.1C que não corrige alguns problemas e não controla direito a temperatura. 

Existem várias versões de BIOS, mas achei a versão 1.1P mais interessante pois além de corrigir erros, ela mantém o cooler sempre ligado em baixa rotação e havendo necessidade aumenta automaticamente a velocidade.

Para verificar a versão da BIOS, execute o software CPU-Z e clique na aba Mainboard.

Fig. 1 - CPU-Z indicando BIOS v1.1C.
Após verificar a versão feche o programa.

A próxima etapa é instalar a nova BIOS executando o arquivo do download. Neste ponto duas mensagens surgirão. A primeira pergunta se tem certeza que deseja efetuar a atualização, clique em SIM. A segunda refere-se a um erro, clique em Ok.

O erro ocorre porque os part numbers (números de identificação) das BIOS são diferentes. A Semp Toshiba alterou a BIOS para inserir seu nome e logotipo. 

Fig. 2 - Mensagem de erro.

No campo Specify backup file for existing BIOS, clique em Browse e selecione o local onde será feito a cópia da BIOS atual (antiga).

Clique no botão Advanced Settings. Na janela que surgir (figura 3), desmarque a opção Verify BIOS part number.

Fig. 3 - Configurando software de atualização.

Agora clique na aba DMI (figura 4) e no campo Update mode, selecione Update the BIOS and not DMI e clique em Ok. Isso faz com que informações importantes (caracterizam e identificam o notebook) gravadas na DMI pela STI não sejam perdidas.

Fig. 4 - Configurando software de atualização.

Neste ponto é que iremos atualizar definitivamente a BIOS. Para isso clique em Flash BIOS. Novamente uma mensagem irá surgir, figura 5. Ela pergunta se realmente queremos atualizar mesmo com o part number diferente. Clique em Sim e aguarde a conclusão do processo que pode levar aproximadamente 30 segundos.

Fig. 5 - Iniciando a atualização.
Ao término da atualização o computador irá reinicializar. Recomendo apertar F2 no boot para entrar na BIOS e desativar o Legacy USB.

O Legacy USB pode travar o boot do Windows quando o notebook for ligado ou mesmo reiniciado com um Pen-drive conectado.
- 
Quando o Windows for carregado novamente ele irá reconhecer praticamente todos os drivers sozinho. No meu caso tive apenas de reinstalar o driver de vídeo.

Para desfazer a atualização e voltar com a BIOS original basta executar o programa de instalação, cancelar na mesnagem que surgir e no campo Specify backup file for existing BIOS, clique em Browse e indique a BIOS antiga. Depois basta seguir os passos descritos.

Nas figuras 6 e 7 é possível observar o CPU-Z reconhecendo a nova BIOS e um teste rápido de temperatura com o processador e a placa de vídeo em máxima performance.

Fig. 6 - CPU-Z indicando a nova BIOS v1.1P.


Fig. 7 - Teste rápido com processador placa de vídeo em máxima performance.
Para finalizar, pesquisando em fóruns soube que este modelo de notebook é o mesmo do Amilo Siemens PA 1538/1539.

Material Relacionado

CPU-Z 

Fonte: Fórum do clube do hardware
-

4 comentários:

Anônimo disse...

os links estao off

Binary Codec disse...

Obrigado pelo aviso. Estou remodelando meu blog e praticamente vou reescrever todos os post. A ideia é criar uma página para downloads de firmwares e afins. Mais uma vez obrigado.

Anônimo disse...

Link off =(, preciso muito dessa bios!!!
por favor up a bios novamente:(

Binary Codec disse...

Infelizmente não tenho mais essa BIOS. Procurei nos meus backups e nada. Vou escrever para a empresa que fez. Quem sabe disponibilizam.