segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pequeno Review do Notebook STI AS1560G


Este pequeno review tem por objetivo mostrar algumas de minhas impressões sobre o notebook STI AS1560G.

Para quem quer um notebook multitarefa com bom acabamento e ótimo custo benefício este modelo é perfeito, mas faz-se necessário levar em conta algunas detalhes.

Logo que retirei da embalagem notei que a entrada de ar para o cooler estava tampada. Isso fazia a temperatura subir demais. Após abrir o notebook para retirar a tampa e assim liberar a passagem de ar pude constatar que não havia pasta térmica no processador. Assim sendo, é altamente recomendado que abram a passagem de ar do cooler e apliquem pasta térmica no processador (peça ajuda se for o caso).

O cooler possui controle automático de velocidade e ajuda a economizar bateria. Entretanto, recomendo atualizar a BIOS para a versão 1.1P (original 1.1C) e se possível utilizar um base cooler.

A temperatura de trabalho varia entre 37 e 65°C podendo ser maior dependendo do aplicativo em execução.

Acredito que a versão 1.1P da BIOS seja mais interessante pois mantém o cooler sempre ligado em baixa velocidade podendo aumentar caso haja necessidade. Embora consuma mais bateria, ele ajuda a manter a temperatura mais baixa.

Para o pessoal que curte jogos, como eu, a tela de 15.4" Widescreen possui ótima qualidade e associada a placa de vídeo GeForce Go7400 de 128MB dedicados, permitem rodar Call of Duty 2, F.E.A.R., entre outros com considerável resolução. A temperatura do processador para estes jogos ficou em torno de 67°C.

A bateria pode durar até 2h30 minutos utilizando o throttle (faz o processador trabalhar em 800MHz). Neste caso achei interessante não utilizar está função e instalar o NHC (Notebook Hardware Control). Com este software (há uma versão free) é possível deixar o processador e a placa de vídeo em modo dinâmico. Isto faz com que a capacidade de processamento de ambos fiquem em níveis baixos/moderados e subam automaticamente se houver necessidade.
-
O touchpad com o Linux Insigne (SO instalado de fábrica) é péssimo. Instalando o Windows XP Professional houve melhora, mas só foi significativa após instalar o driver da Fujitsu Siemens para Amilo 12. O STI 1560G é fabricado pela Fujitsu Siemens.

Outros pontos legais neste notebook são o teclado padrão ABNT2 e a sequência de LEDs indicadores (power, wireless, bateria,etc).

Já o som deixa a desejar em volumes altos, mas com fones a qualidade fica excelente.

UPDATE: Recentemente meu notebook apresentou o seguinte defeito: Ao apertar o botão liga, ele aciona o cooler e acende os LEDs power e wireless, mas não aparece nada na tela.

Ele foi levado três vezes para a assistência técnica (que terceirizou o serviço em outra eletrônica) e o problema não foi resolvido. O preço cobrado por uma placa nova foi de R$600,00. Isto forçou a aposentadoria precoce deste notebook.

Pesquisando pela internet notei que várias pessoas tiveram o mesmo problema.
-

2 comentários:

Steve disse...

esse problema no as1560g é comum, pq ele esquenta demais e racha soldas do chipset, mas a solução é simples, achei esse tutorial e fiz, voltou a funcionar normalmente. só que eu não tenho soprador térmico então usei um secador de cabelos hehe. (o tutorial mostra um hp, ele tem o mesmo problema do as1560g e config parecida.

http://crsouza.blogspot.com/2009/02/hp-dv6000-nao-liga-o-que-fazer.html

Junior Souza disse...

Tive o mesmo problema e uma assitencia técnica me informou que foi uma falha na fonte interna do notebook.