quarta-feira, 20 de maio de 2009

Luminária com LED USB

O objetivo deste tutorial é montar um simples spot de luz com LED (Light Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz) utilizando os 5V fornecidos pela USB (Universal Serial Bus). Para maiores detalhes, no marcador “Informática” há um post referente à USB.

Material utilizado:

1 cabo USB (pode ser de mouse, teclado, etc...);
1 LED (neste tutorial utilizarei na cor vermelha);
1 resistor de 330Ω;
Multímetro;
Ferro de soldar;
Estanho;
Fita isolante;
Alicate e e
stilete.

Montagem:

O primeiro passo é identificar os pinos do cabo USB (figura 1).

Figura 1. Identificação dos Pinos.

As cores dos fios podem mudar conforme o fabricante. Para relacionar os pinos com o devido fio, pode-se fazer teste de continuidade ou ligar o cabo a porta USB e medir a tensão (+5V).
-
O segundo passo é saber a tensão de alimentação do LED para calcular (através da Lei de Ohm) o resistor limitador de corrente. Normalmente LEDs de uso geral trabalham com 2V e 10mA.
Assim, R = 5V usb – 2V led / 10mA led = 300Ω, neste caso utilizarei um resistor de 330Ω (valor comercial).
-
O terceiro passo é saber a polaridade do LED. Para tal, basta observar seus terminais (pino maior é positivo) ou localizar um chanfro na base (terminal negativo).
-
Após a conclusão dos passos citados basta soldar os componentes ao fio (figura 2) , isolar com a fita e ligar a USB.
-
Figura 2. Componentes soldados.

* Não nos responsabilizamos por danos causados pelo mau uso deste tutorial e/ou não entendimento do mesmo. Em caso de dúvidas utilize o espaço para comentários deste post.

2 comentários:

Beto disse...

Ótimo tutorial, está de parabéns pela linguagem usada e a praticidade aplicada. Gostaria de dar uma sugestão para um próximo tutorial que também é uma dúvida minha, uso no carro um MP4 ligado no auxiliar do som através de um plug P2, mas como não tenho USB no carro o aparelho descarrega, como faço uma alimentação para o MP4 utilizando os fios atras do painel.

fdgdfg disse...

Olá Amigo, obrigado pela sugestão!
Já a coloquei na lista de novos posts.
Abraço