terça-feira, 26 de maio de 2009

Convertendo Teclado PS2 para USB


O objetivo deste tutorial é converter um teclado PS2 para USB (Universal Serial Bus). Para maiores detalhes, no marcador “Informática” há um post referente à USB.
-
Material utilizado:
-
1 Cabo USB (pode ser de mouse, teclado queimado, etc...);
1 Teclado PS2 (neste tutorial utilizarei um da marca HP);
Multímetro;
Ferro de soldar;
Estanho;
Alicate e estilete.
-
Montagem:
-
O primeiro passo é identificar os pinos dos cabos USB e PS2 (figura 1).
-
Figura 1. Identificação dos Pinos.
-
No cabo USB temos:
-
Pino 1: Vcc (+5V);
Pino 2: D- (Data-);
Pino 3: D+ (Data+);
Pino 4: Gnd (Ground).
-
Para o cabo PS2 temos:
-
Pino 1: Data Out;
Pino 2: N/C;
Pino 3: Gnd;
Pino 4: Vcc (+5V);
Pino 5: Clock Out;
Pino 6: N/C.
-
As cores dos fios do cabo USB e PS2 podem mudar conforme o fabricante. Para relacionar os pinos com o devido fio pode-se fazer teste de continuidade com o auxilio do multímetro.
-
Após a identificação dos fios/pinos, basta relacionar os pinos do cabo USB com os pinos do cabo PS2 e soldar na placa controladora do teclado (normalmente já está identificado na placa a configuração dos pinos PS2).
-
Relacionando os pinos PS2 com USB
-
PS2 --> USB:
-
Pino 1 (Data Out) --> Pino 2 (D-);
Pino 3 (Ground) --> Pino 4 (Ground);
Pino 4 (+Vcc) --> Pino 1 (+Vcc);
Pino 5 (Clock Out) --> Pino 3 (D+).

* Informamos que algumas marcas de teclado não funcionaram apenas trocando os conectores.
-
** Não nos responsabilizamos por danos causados pelo mau uso deste tutorial e/ou não entendimento do mesmo. Em caso de dúvidas utilize o espaço para comentários deste post.
-

18 comentários:

Lucas on 19 de junho de 2009 23:21 disse...

Olá amigo, encontrei seu blog através de seu usuário no fórum do clube do hardware e achei o blog muito legal. Eu procurei seu e-mail mas não encontrei então aqui foi a unic amaneira de contacta-lo. Eu vi que você ja mexeu com a ICD2 e queria saber se você pode me ajudar pois estou tendo uma dificuldade aqui. Se puder me mandar um e-mail para que eu explique minha duvida. Muito obrigado pela atenção amigo. Meu email é LCCAVALHEIRO@GMAIL.COM

fdgdfg on 14 de agosto de 2009 04:50 disse...

Olá Amigo, desculpe-me pela demora em responder, mas estava muito atarefado e o blog acabou ficando meio abandonado. Se ainda precisa de ajuda, pode ficar a vontade em escrever. Abraço

Alex disse...

Olá, muito bom o seu site, eu preciso fazer a leitura de um teclado ps2 por um microcontrolador, tem como fazer a leitura apenas pelo DATA, sem usar o CLOCK?
alexsgonsalves@zipmail.com.br

fdgdfg on 28 de agosto de 2009 05:25 disse...

Olá Alex, agradecemos sua visita e contato.
Não testamos ligar este teclado ps2 em uC. Mas é necessário sim o clock. Procure pelo application note TB056 (Demonstrating the *set_report* Request - With PS/2® to USB Keyboard Translator Example) no site da microchip. Este artigo pode te ajudar.
Inclusive, aproveito para informar que fizemos alguns testes e descobrimos que não são todos os teclados que funcionam apenas trocando o ps2 para usb.
Tenho escrito um programa em VHDL para leitura do ps2. Mas ele é aplicado ao FPGA. Infelizmente, devido a restrições de venda estou com dificuldades em importar o kit.
Abraço

tikosj on 17 de junho de 2010 16:30 disse...

COM O MOUSE E A MESMA COISA OS PINOS

Energiasrenovaveis-2010.bogspot.com on 1 de julho de 2010 05:38 disse...

Cara, eu não entendo. Dá pra desenhar?
<a href="http://magoexodia.blgospot.com>Eu tenho um controle de joypad simples USB. Ele foi quebrando as peças do direcional e depois de um certo tempo ▬ trocar os pedaços e mudar para windows 7 ▬ ele parou de funcionar. Então separei partes que eu achei importante como o cabo e o suporte das teclas.<br> Gostaria de transformar alguma coisa em USB usando este cabo. Decobri que neste abo há quatro fios: 1 verde, 1 vermelho, 1 branco, e 1 preto.
Há como saber pelas cores qual fio serve para quê?</a>

Binary Codec on 3 de julho de 2010 16:03 disse...

Olá, obrigado pela visita.
Quanto sua dúvida, as cores que vc comentou são semelhantes as que indiquei no posto "USB - Universal Serial Bus". Você pode encontra-lo no marcador "Componentes". Entretanto, é importante ter certeza quanto a pinagem. Então aconselho a fazer um simples teste de continuidade com o auxilio de um multímetro. Rapidamente explicarei como proceder: Coloque o multimetro na posição continuidade (o símbolo é três barrinhas como se fosse sinal wireless). Posicione o conector USB de frente para você como no desenho (da esquerda para a direita pino 1, 2, 3 e 4). Enconte uma ponta de prova do multímetro na terminal do conector e a outra no fio seguindo a sequência indicada no post indicado acima. Desta forma você será capaz de fazer a associação correta, ou seja, pino/conector e cor do fio. Quando for trabalhar com as portas USb de seu PC certifique-se que seu projeto não consumirá uma correte maior do que ela pode oferecer pois há grande chance de queimar a porta.

Anônimo disse...

Ola a todos;

Eu realizei esse procedimento mais nao obtive sucesso total,o windows reconheceu o teclado no meu caso,so que o fio começou a esquentar,dai eu desliguei.

Paulinho on 4 de julho de 2011 11:01 disse...

Amigo muito bom o post, só não intendi qual a ordem correta co USB (1,2,3,4 ou 4,3,2,1)!
Ex: Azul Laranja Branco Verde
ou
Verde Branco Laranja Azul
Nao sei se me intende! rsrs
No aguardo

Binary Codec on 5 de julho de 2011 05:34 disse...

Olá Paulinho, obrigado pela visita!
Quanto a pinagem, na figura 1 temos o USB A. Siga a sequencia do Cable (4,3,2,1) - olhando o conector de frente e com a parte branca (isolante) para baixo. A cor em si não importa muito pois muda com o fabricante. Se ainda estiver com dúvidas é só dar um toque. Lembre-se que alguns dos modelos de teclado que testei simplesmente não funcionou.

Anônimo disse...

Eu ia faser isso para poder jogar Call of duty 2 pra poder alongar o cabo USB pra ir longe mais prefiri comprar o Teclado Wirelles e um mouse wirelles tambem :D mas o esuqema funfa perfect

Alexandre Gustavo disse...

Fiz um conector de ps2 para usb com as mesmas informações que usou porém todo mouse e teclado que uso aparece como desconhecido tenho duas dúvidas, que modelo de teclado especifico usou? E o que aconteceria se invés da configuração:
Pino 1 (Data Out) --> Pino 2 (D-);
Pino 5 (Clock Out) --> Pino 3 (D+).
invertesse assim:
Pino 1 (Data Out) --> Pino 3 (D+);
Pino 5 (Clock Out) --> Pino 2 (D-)?

Binary Codec on 18 de fevereiro de 2013 10:09 disse...

Olá, invertendo a principio o circuito não funcionaria/reconheceria e pode ocasionar danos no controlador. Já o teclado, como faz muito tempo não tenho mais ele, mas era um HP US International (veio com um equipamento).

Anônimo disse...

fiz todo o procedimento, mas o teclado assim q ligo na USB só acende as luzes e depois apaga, mas não funciona em nada, o que poderia ser?

Binary Codec on 15 de junho de 2013 17:53 disse...

Na ocasião em que escrevíamos este artigo, testamos diversas marcas de teclados e alguns simplesmente não funcionaram. Ou nada funcionava ou piscava os leds e não funcionava. Verifique novamente as ligações e veja se o sistema operacional reconhece como novo dispositivo.

Rockwell on 11 de novembro de 2013 13:59 disse...

no meu caso, as duas pontas são: branco, vermelho, verde e preto
mas nao tenho multimetro.
tenho pelo menos 7 mouses ps2

alguma luz neste caso?

Binary Codec on 4 de dezembro de 2013 04:14 disse...

Olá Rockwell, provavelmente é:
vermelho: VCC; preto: GND; branco: D- e verde: D+.
Uma alternativa é verificar a posição da pinagem e com duas pilhas (3V) e um LED ir fechado o circuito da ponta USB aos fios. No post "Luminária com LED USB" tem a pinagem incluindo sua sequência de cores.
Abraço.

Frank Lima on 15 de março de 2014 07:25 disse...

Opa bom dia tenho uma memoria de armazenamento com entrada ps2 preciso captar um sinal USB gostaria de saber se alguem pode desenvolver algo.
F.lliimmaa@gmail.com