terça-feira, 26 de maio de 2009

Convertendo Teclado PS2 para USB

O objetivo deste tutorial é converter um teclado PS2 para USB (Universal Serial Bus). Para maiores detalhes, no marcador “Informática” há um post referente à USB.
-
Material utilizado:
-
1 Cabo USB (pode ser de mouse, teclado queimado, etc...);
1 Teclado PS2 (neste tutorial utilizarei um da marca HP);
Multímetro;
Ferro de soldar;
Estanho;
Alicate e estilete.
-
Montagem:
-
O primeiro passo é identificar os pinos dos cabos USB e PS2 (figura 1).
-
Figura 1. Identificação dos Pinos.
-
No cabo USB temos:
-
Pino 1: Vcc (+5V);
Pino 2: D- (Data-);
Pino 3: D+ (Data+);
Pino 4: Gnd (Ground).
-
Para o cabo PS2 temos:
-
Pino 1: Data Out;
Pino 2: N/C;
Pino 3: Gnd;
Pino 4: Vcc (+5V);
Pino 5: Clock Out;
Pino 6: N/C.
-
As cores dos fios do cabo USB e PS2 podem mudar conforme o fabricante. Para relacionar os pinos com o devido fio pode-se fazer teste de continuidade com o auxilio do multímetro.
-
Após a identificação dos fios/pinos, basta relacionar os pinos do cabo USB com os pinos do cabo PS2 e soldar na placa controladora do teclado (normalmente já está identificado na placa a configuração dos pinos PS2).
-
Relacionando os pinos PS2 com USB
-
PS2 --> USB:
-
Pino 1 (Data Out) --> Pino 2 (D-);
Pino 3 (Ground) --> Pino 4 (Ground);
Pino 4 (+Vcc) --> Pino 1 (+Vcc);
Pino 5 (Clock Out) --> Pino 3 (D+).

* Informamos que algumas marcas de teclado não funcionaram apenas trocando os conectores.
-
** Não nos responsabilizamos por danos causados pelo mau uso deste tutorial e/ou não entendimento do mesmo. Em caso de dúvidas utilize o espaço para comentários deste post.
-

18 comentários:

Lucas disse...

Olá amigo, encontrei seu blog através de seu usuário no fórum do clube do hardware e achei o blog muito legal. Eu procurei seu e-mail mas não encontrei então aqui foi a unic amaneira de contacta-lo. Eu vi que você ja mexeu com a ICD2 e queria saber se você pode me ajudar pois estou tendo uma dificuldade aqui. Se puder me mandar um e-mail para que eu explique minha duvida. Muito obrigado pela atenção amigo. Meu email é LCCAVALHEIRO@GMAIL.COM

fdgdfg disse...

Olá Amigo, desculpe-me pela demora em responder, mas estava muito atarefado e o blog acabou ficando meio abandonado. Se ainda precisa de ajuda, pode ficar a vontade em escrever. Abraço

Alex disse...

Olá, muito bom o seu site, eu preciso fazer a leitura de um teclado ps2 por um microcontrolador, tem como fazer a leitura apenas pelo DATA, sem usar o CLOCK?
alexsgonsalves@zipmail.com.br

fdgdfg disse...

Olá Alex, agradecemos sua visita e contato.
Não testamos ligar este teclado ps2 em uC. Mas é necessário sim o clock. Procure pelo application note TB056 (Demonstrating the *set_report* Request - With PS/2® to USB Keyboard Translator Example) no site da microchip. Este artigo pode te ajudar.
Inclusive, aproveito para informar que fizemos alguns testes e descobrimos que não são todos os teclados que funcionam apenas trocando o ps2 para usb.
Tenho escrito um programa em VHDL para leitura do ps2. Mas ele é aplicado ao FPGA. Infelizmente, devido a restrições de venda estou com dificuldades em importar o kit.
Abraço

tikosj disse...

COM O MOUSE E A MESMA COISA OS PINOS

Energiasrenovaveis-2010.bogspot.com disse...

Cara, eu não entendo. Dá pra desenhar?
<a href="http://magoexodia.blgospot.com>Eu tenho um controle de joypad simples USB. Ele foi quebrando as peças do direcional e depois de um certo tempo ▬ trocar os pedaços e mudar para windows 7 ▬ ele parou de funcionar. Então separei partes que eu achei importante como o cabo e o suporte das teclas.<br> Gostaria de transformar alguma coisa em USB usando este cabo. Decobri que neste abo há quatro fios: 1 verde, 1 vermelho, 1 branco, e 1 preto.
Há como saber pelas cores qual fio serve para quê?</a>

Binary Codec disse...

Olá, obrigado pela visita.
Quanto sua dúvida, as cores que vc comentou são semelhantes as que indiquei no posto "USB - Universal Serial Bus". Você pode encontra-lo no marcador "Componentes". Entretanto, é importante ter certeza quanto a pinagem. Então aconselho a fazer um simples teste de continuidade com o auxilio de um multímetro. Rapidamente explicarei como proceder: Coloque o multimetro na posição continuidade (o símbolo é três barrinhas como se fosse sinal wireless). Posicione o conector USB de frente para você como no desenho (da esquerda para a direita pino 1, 2, 3 e 4). Enconte uma ponta de prova do multímetro na terminal do conector e a outra no fio seguindo a sequência indicada no post indicado acima. Desta forma você será capaz de fazer a associação correta, ou seja, pino/conector e cor do fio. Quando for trabalhar com as portas USb de seu PC certifique-se que seu projeto não consumirá uma correte maior do que ela pode oferecer pois há grande chance de queimar a porta.

Anônimo disse...

Ola a todos;

Eu realizei esse procedimento mais nao obtive sucesso total,o windows reconheceu o teclado no meu caso,so que o fio começou a esquentar,dai eu desliguei.

Paulinho disse...

Amigo muito bom o post, só não intendi qual a ordem correta co USB (1,2,3,4 ou 4,3,2,1)!
Ex: Azul Laranja Branco Verde
ou
Verde Branco Laranja Azul
Nao sei se me intende! rsrs
No aguardo

Binary Codec disse...

Olá Paulinho, obrigado pela visita!
Quanto a pinagem, na figura 1 temos o USB A. Siga a sequencia do Cable (4,3,2,1) - olhando o conector de frente e com a parte branca (isolante) para baixo. A cor em si não importa muito pois muda com o fabricante. Se ainda estiver com dúvidas é só dar um toque. Lembre-se que alguns dos modelos de teclado que testei simplesmente não funcionou.

Anônimo disse...

Eu ia faser isso para poder jogar Call of duty 2 pra poder alongar o cabo USB pra ir longe mais prefiri comprar o Teclado Wirelles e um mouse wirelles tambem :D mas o esuqema funfa perfect

Alexandre Gustavo disse...

Fiz um conector de ps2 para usb com as mesmas informações que usou porém todo mouse e teclado que uso aparece como desconhecido tenho duas dúvidas, que modelo de teclado especifico usou? E o que aconteceria se invés da configuração:
Pino 1 (Data Out) --> Pino 2 (D-);
Pino 5 (Clock Out) --> Pino 3 (D+).
invertesse assim:
Pino 1 (Data Out) --> Pino 3 (D+);
Pino 5 (Clock Out) --> Pino 2 (D-)?

Binary Codec disse...

Olá, invertendo a principio o circuito não funcionaria/reconheceria e pode ocasionar danos no controlador. Já o teclado, como faz muito tempo não tenho mais ele, mas era um HP US International (veio com um equipamento).

Anônimo disse...

fiz todo o procedimento, mas o teclado assim q ligo na USB só acende as luzes e depois apaga, mas não funciona em nada, o que poderia ser?

Binary Codec disse...

Na ocasião em que escrevíamos este artigo, testamos diversas marcas de teclados e alguns simplesmente não funcionaram. Ou nada funcionava ou piscava os leds e não funcionava. Verifique novamente as ligações e veja se o sistema operacional reconhece como novo dispositivo.

Rockwell disse...

no meu caso, as duas pontas são: branco, vermelho, verde e preto
mas nao tenho multimetro.
tenho pelo menos 7 mouses ps2

alguma luz neste caso?

Binary Codec disse...

Olá Rockwell, provavelmente é:
vermelho: VCC; preto: GND; branco: D- e verde: D+.
Uma alternativa é verificar a posição da pinagem e com duas pilhas (3V) e um LED ir fechado o circuito da ponta USB aos fios. No post "Luminária com LED USB" tem a pinagem incluindo sua sequência de cores.
Abraço.

Frank Lima disse...

Opa bom dia tenho uma memoria de armazenamento com entrada ps2 preciso captar um sinal USB gostaria de saber se alguem pode desenvolver algo.
F.lliimmaa@gmail.com