terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Configurando uma Rede entre Win 3,11 e Win XP

Introdução: NetBEUI é um protocolo desenvolvido pela IBM no início da década de 80. O objetivo era ligar em rede o IBM PC Network que possuía configurações parecidas com as do PC XT.

Na época de lançamento este protocolo era chamado de NetBIOS. Após a IBM aumentar os recursos do protocolo chegando a sua versão final ele passou a ser chamado de NetBEUI.

Hoje, o termo NetBIOS refere-se aos comandos que o protocolo utiliza para acessar a rede e NetBEUI ao protocolo da rede em si.

O NetBEUI pode ser utilizado em redes de pequeno porte contendo no máximo 255 computadores. Devido ao fato da comunicação entre computadores serem feitas através dos endereços de MAC e não oferecer suporte a enumeração de redes, computadores com o NetBEUI ligados a Intranet só irão se comunicar com computadores que estejam neste mesmo protocolo. Assim sendo, o NetBEUI não é compatível com o Samba, não é possível acessar a Internet e realizar acessos SSH. Ocorrendo apenas a troca de arquivos entre computadores.

Instalando o Protocolo NetBEUI

Buscando os arquivos: Os arquivos necessários para a configuração da rede encontram-se na pasta “VALUEADD\MSFT\NET\NETBEUI” do CD de instalação do Win XP.

Depois de localizada, copie o arquivo “nbf.sys” para a pasta “C:\WINDOWS\system32\drivers” e o arquivo “netnbf.inf” para a pasta “C:\WINDOWS\inf”. Este processo torna o protocolo disponível para instalação.

Caso a pasta “inf” não esteja visível, basta entrar no Windows Explorer > Menu Ferramentas > Opções de pastas... > aba Modo de exibição > selecionar Mostrar pastas e arquivos ocultos > clique em Aplicar e Ok.



Visualizando pastas e arquivos ocultos.
Passos para instalação:
1) Menu iniciar;
2) Configurações;
3) Conexões de Rede;
4) Duplo clique em Conexão Local ou clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades;
5) Na aba Geral clique em Instalar;
6) Selecione Protocolo e clique em Adicionar;
7) Selecione o Protocolo NetBEUI e clique em Ok;
8) Reinicie o computador para que o protocolo funcione corretamente.


Instalando o Protocolo NetBEUI.
É possível instalar o NetBEUI através da opção “Com Disco” disponível na janela “Selecionar Protocolo de Rede” (item 7). Para utilizar este método de instalação, clique em “Com disco”, insira o CD de instalação do Win XP e indique a localização dos arquivos.

Considerações finais: Versões antigas do Windows utilizam NetBEUI como protocolo padrão. A partir do Win XP a Microsoft cancelou o suporte a este protocolo devido as suas limitações. Porém, é possível instala-lo de forma manual buscando os arquivos do protocolo no CD do Win XP.
Informações adicionais sobre o NetBEUI no Win XP podem ser obtidas na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft pelo link: http://support.microsoft.com/kb/306059.

Nenhum comentário: