sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Nota Sobre Carregamento de Baterias

Nota sobre carregar baterias: O ideal entre segurança e velocidade de carregamento é que a corrente seja de 10% do valor da bateria, ou seja, se a bateria for de 1000mA, a corrente que será enviada deverá ser de 100mA. Se a corrente for maior, a bateria carrega mais rapidamente, mas poderá provocar aquecimento, sobrecarga e diminuir a vida útil da mesma. Se for muito abaixo de 10% ela irá carregar bem lentamente, porém evitará danos na bateria.

Para o exemplo do carrinho H#1 (sessão eletrônica), a corrente é muito baixa e isso faz com que demore muito para carregar minhas baterias.

De modo geral, a tensão que deverá ter na saída do carregador pode ser calculada da seguinte forma: uma bateria AAA normalmente possui 1,2V e 2700mA. Para carregar 2 baterias: 1,2 + 1,2 = 2,4V + 10% da corrente = 270mA. Então um painel solar de 3V e 250mA (o que não é difícil de encontrar) é o ideal. Caso queira carregar vários tipos de baterias o correto é utilizar um regulador de corrente para evitar os problemas descritos acima.

Nenhum comentário: