quarta-feira, 22 de outubro de 2008

555 - Como Watchdog


* Este circuito foi retirado da internet: Não conheço o autor!!

O Watchdog é um circuito que tem a finalidade de não deixar o µC travar. Caso o µC pare de responder ao watchdog ele o "reseta". Este circuito pode ser utlizado em µC que não possua este circuito internamente.

Funcionamento: Em condições normais, o µC geraria pulsos periódicos para a entrada do watchdog (por meio de instruções). Estas instruções irão gerar pulsos em um pino do µC repetidamente. Com o µC operando normalmente, ele enviará estes pulsos frequentemente para a entrada do watchdog, desta forma o transistor será continuamente cortado e o capacitor descarregado. Como resultado, iremos obter um nível alto no pino de Reset (no 8051 o reset é acionado com nível baixo). O capacitor de 4,7nF tem a função de impedir que o transistor seja saturado apenas com nível alto no pino do port do µC, e sim com pulsos neste pino.
Caso o µC trave, ele não enviará mais os pulsos. Então o watchdog enviará uma série de pulsos ao pino Reset do µC.


Outra aplicação: O circuito acima funciona como monitor de freqüências. Neste caso o circuito aciona o oscilador na ausência de uma freqüência de entrada que esteja sendo monitorada. Com sinal na entrada, o transistor satura e o capacitor (1nF) é descarregado constantemente. Assim temos uma tensão baixa no pino 2, isso faz com que apareça nível alto na saída do comparador 2, resetando o flip-flop. Logo o 555 fica impossibilitado de operar como oscilador e mantém nível alto no pino 3 (saída Q barrada).

Nenhum comentário: